3 livros sabios

3 livros sabios

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Mais um relatório!

Deve estar com inúmeros erros, mas tudo bem! Padrão CBD de qualidade!


Vou fazer um "Guia de Freud para Bixos (vulgo Calouros) de Psicologia" com essa imagem de capa! yey.....






Abaixo mais um relatório forçado, forçoso e moroso! Dessa vez disse pra professora que relatório da Biblioteca da ECA é mais reciclavel que latinha, e que como RD era impossivel "Flanar" "Zapear" o espaço sem ajuda, sei até quanto gastaram de papel higiênico no ultimo semestre!

Não tinha como fazer outro, ou usar de novo o primeiro (que é o melhor, eu acho! e que provavelmente nunca postei, vou procurar e postar) pois bem, é isso ai em baixo.




Universidade de São Paulo
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Biblioteconomia e Documentação
Felipe Salles Silva Nº USP 7164117, Matutino.
Disciplina CBD0200 - Recursos Informacionais I, Ministrada pela Profª Drª Brasilina Passarelli
Relatório de Avaliação da visita externa Feita a Biblioteca Do IPUSP
        O presente relatório foi produzido após uma visitação “Técnica” de “flanagem” pela Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, num primeiro momento o exercício versava sobre uma visita a biblioteca da ECA/USP, contudo, após 4 visitas anteriores feitas para outras disciplinas, e sabendo do caráter de “flanagem” do exercício, alterei meu espaço de visitação, não sem antes acordar a situação com a ministrante da disciplina.
        Cheguei a “Biblioteca Dante Moreira Leite” por voltas das 18hs de uma Sexta-Feira, pude observar que não há sinalizadores externos que indiciem a presença da biblioteca para os passantes, nem totens, nem cartazes, faixas, placas, nada.
        De outra visita sabia onde encontrar a Biblioteca e sua entrada. Devido à arquitetura inusitada do conjunto das Psicologias, o hall de entrada da biblioteca diverge para três possíveis ambientes, o acervo, uma sala de estudos e um espaço guarda-volumes com uma providencial maquina de café paga, ali, um funcionário mediante recolhimento de documento, disponibiliza um café, o serviço não parece ser terceirizado como da Educação, mais a frente, num silencio causticante fica uma sala de estudos coletivos, com mobiliário de madeira envernizada um tanto nova, mesas de 2 e 4 acentos quadradas e retangulares, emoldurando ambientes de leitura silenciosa e observação da singela exposição de periódicos da instituição, fechando o espaço duas salas de estudo com mesas um tanto maiores e portas que deveriam impedir acusticamente o que esta fora de entrar e o que esta dentro de sair. O que não ocorre, uma das salas esta desativada e entulhada de cadeiras e mesas, ainda, plantas muito bem cuidadas as portas do ambiente, voltando ao hall, um mural informativo tenta se orientar por categorias à medida que informa o usuário como usar o catalogo dédalus e também sobre eventos da universidade, do instituto e da biblioteca.
Entrando no acervo, novamente a arquitetura desfavorece uma visão do conjunto, nada que impeça ou tolha um desavisado. Baias de computadores aparentemente sem problemas e visivelmente se aproximando da linha dos antiquados oferece acesso irrestrito à Web, usuários deleitam-se em suas pesquisas e paginas de relacionamento, democraticamente.
Placas de um dourado fosco e um azul talvez marinho, pendem do teto indicando a disposição dos espaços e aludindo suas utilidades. Tal qual toda a biblioteca, são plenamente visíveis e límpidos, mas quase sempre omitem algo. Duas delas muito grandes expressam.
Piso Térreo – livros e teses, serviço de referencia, empréstimos, Xerox.
Piso Superior – Serviços Técnicos e Administração
Subo ao segundo andar pelas escadas, não sem antes averiguar o banheiro masculino. É limpo e foi higienizado recentemente, possui pias e sanitários acessíveis, infelizmente a porta de entrada não o é. Lá em cima após os lances, encontro muito mais do que a placa indicava! Periódicos, "Produção Técnico Cientifica", centro de memória auditório e uma incógnita sala de capacitação! Computadores fora de uso, uma micro sala de estar e um filtro sem copos! Pior para os possíveis usuários. Os serviços técnicos devem dizer respeito à própria administração que fica intocada atrás de uma parede de vidro, pois bem, para o outro lado se avolumam periódicos antigos e recentes todos posteriores aos anos 1950, os anteriores há esta década ficam em uma sala especial, logo ao lado de uma porta que dá para o nada e a produção técnico cientifica (creio que o correspondente ao nosso Arquivo docente Ecano, Não há ninguém aqui em cima, impossibilitado de usar um terminal procuro pelas teses mais novas, encontro uma de 2009, assim como todas as outras, esta foi produzida por um aluno da pós-graduação onde ficariam os Tcc’s.
Volto ao térreo, três fatos curiosos, a seção de referencia ocupa todo um lado do acervo, os livros são classificados segundo a LCC e as etiquetas são pretas com códigos brancos! O acervo não parece muito novo, mas na USP ele nunca parece! Os livros recém adquiridos e processados possuem etiquetas brancas, logo ao fim das prateleiras de livros fica uma Xerox a lá carte uma sala trancada sem indicações e um micro acervo de reserva docente (aqui eles não tem esse nome) estão por ordem alfabética do nome do professor (que ministra a disciplina? Não entendi) grandes e circulares etiquetas laranja dardejam suas lombadas, à direita uma lista impressa faz às vezes de catalogo.
Volto até a referencia! Porque tão grande? Vejo dicionários, guias, manuais, atlas, enciclopédias, nada demais, mas porque tantos? Aproximo-me mais ainda, “Dicionário comentado do alemão de Freud”, “Dicionário Musical Brasileiro de Mario de Andrade”, há de tudo por aqui.

Retornando em direção a saída, fica uma hemeroteca em grandes e pesados arquivos de metal! Não há como saber do que se tratam e nem mesmo se ainda são atualizados, também não tenho interesse logo a frente fica a seção Multimídia! (O serviço de referência é entre um e outro espaço, uma mesa imensa com uma bibliotecária a tira colo, não vale a pena perguntar nada ali) adentro a seção, confortáveis poltroninhas de couro preto e algumas dezenas de mídias DVDs, poucas aulas, muitos filmes. “O nome da rosa”, “Três Homens em Conflito”, “Asas da Liberdade”, “Cinema Paradiso”, “Hannibal”... Caixas vazias indicam o que está ali e o que não, será que devo levar a caixa até alguém para usar a Televisão logo ali ao lado? Provavelmente. Um grande fichário preto contém por ordem de chegada (creio) alguns dados dos filmes (será possível encontrá-los no Dédalus? Tentarei mais tarde) já é tarde, tenho de ir, a biblioteca fecha em 15 minutos.
A ultima usaria num zás-trás corre até o acervo e trás correndo o volume! Já são 18h51min, a saída é tranqüila, o resto é Biografia.

Um comentário:

  1. Dei risada do seu relatório com toques literários, Felipe. E quero uma citação por essa história dos relatórios recicláveis das visitas à Biblioteca da ECA.

    ResponderExcluir