3 livros sabios

3 livros sabios

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sofrer ausências de coisas que somente foram desejo ou a Invenção das Memórias.

“ Só a recordação fornece a alegria sem ansiedade sobre a sua extensão e, dessa maneira propicia uma duração que de outro modo seria impossível. O tempo  perde seu poder quando a recordação redime o passado”

Herbert Marcuse – Eros e Civilização
(Nos parágrafos seguintes o Próprio Marcuse desconstrói o a frase que cita, mas tudo bem vou usar assim mesmo.)

A memória restitui uma presença do tempo sem a agonia do momento vívido, tornando nossas piores experimentações em momentos agradabilíssimos, que no muito servirão de piada um dia. Sofrer ausências de coisas que somente foram desejo e rememorar como se fossem suas as memórias inventadas torna tudo mais complicado.

Sentimentos nunca vividos por este corpo se tornam falsas reminiscência, sofismas idílicos. A vida dos personagens lidos, dos amigos bem conhecidos, e das mentiras que nos servem de auto-engano, enredam em poderosas raízes a titânida que faz o mundo lembrar que é mundo.

Essa experimentação por projeção não constitui patrimônio colateral, que afete os nervos e os fortaleça, existe apenas entre o mundo do  rememoramento e da invencionice, das respostas mentirosas que damos para suprimir as chagas que se abrem todos os dias,  nas tentativas de manter as vestes, neste desnude chamado mundo.

O problema maior é que o sofrimento daquele que se auto-engana, não se resolve pelo tempo.

O tempo não apaga as circunstancias que nunca existiram, que só existem no campo das paixões (esses carrapatos do espirito), não cura a alma, nestes casos o tempo só nos reduz a insignificância de ser oxido, e não mais  perceber que aquilo nunca foi verdade. E mesmo em caso contrário, não há razão que contenha  essas falsas memórias.

Tenho amargado nesses devaneios das memórias que inventei, o tempo não as apaga, e a titanida se vinga pelos braços falsos que lhe apliquei me devolvendo imagens totalitárias cheias de sentimentos  caducos, incompletos em sua formação.

As minhas falsas memórias, germinaram em esclerosadas observações da vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário