3 livros sabios

3 livros sabios

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O TCC que eu devia estar lendo.


Para este período, peguei um TCC de Biblio, uma Tese de psicologia e um livro introdutório sobre Arqueologia, três áreas de conhecimento um tanto distintas pelo qual tenho alguma consideração especial  (não dá pra chamar Biblio e Arqueologia de ciências! Por definição até são, mas em nosso universo utilitário e de praticidades isso não é uma verdade), venho me interessando cada vez mais por temas alheios  a minha graduação. Quando tudo  isso que me envolve terminar quero fazer de novo,  alimentar os pequenos brotos  universitários que me envolvem, talvez psicologia fosse uma boa. Minhas auto-psicoanalises deixariam de ser tão amadoras e quem sabe se tornassem tão perturbadoras como tento construí-lás, não pelo embrutecimento das palavras e mais pelo poder de critica.

Retomando, o TCC, por incrível que pareça foi orientado pelo professor Milanesi!

Numa dúvida a ser respondida, achei que isso nunca tinha ocorrido, que ninguém tinha ido para além da conjecturação de se fazer algo desse tipo. Como precisava ter certeza fui ao Lattes.  Mas nada encontrei para além dos Mestrados e Teses, ao que tudo indica aos profetas não cabe a figuração de se orientar tcc’s.

Fui a Biblioteca, usar aquela base local em WinIsis, a ecalive (não gosto desse nome!) e procurar, indícios, quem sabe um PDF, e lá encontrei ao menos dois TCC’S, um sobre informação pública e o outro sobre a criação do departamento de cultura e a secção de bibliotecas na era Mario de Andrade!

Como foi só isso que discuti (leia-se um ano de aulas desprezíveis. Fiz Politica Cultura –NÃO FAÇA- E  Biblioteca Informação e Sociedade –FAÇA COM RESALVAS-) com a turma e o bendito professor, pensei seriamente em algumas hipóteses que conectavam os temas dos tcc’s e o professor.

1º Hipótese  - Ele repete isso todo ano a zilhares de anos! De modo que em algum momento um corajoso aluno, munido de seu patrono anti dementador  foi até “o profeta” (como também é chamado) e pediu a orientação para um trabalho  que ele tenta enfiar nos alunos a todo custo!

2ª Hipótese – Tocado por corajosos alunos que souberam romper o cordão de insultos e maledicência que o cerca, o professor se tornou um aedo destes dois temas que o tocaram profundamente.

3º Hipótese – Nada disso!

4º Hipótese – todas as anteriores meio misturadas (inclusive “Nada disso”).

Ainda estou amalgamado na 4º, esse sofisma ninguém me tira.

Sabendo agora de suas existências profanas, fui até a prateleira de tcc’s (que só existe até 2001) e peguei o que me pareceu mais interessante:

O Bibliotecario Mario de Andrade: Analise das politicas culturais da Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e seu reflexo nas políticas governamentais para as bibliotecas públicas pós década de 30

De Henry Alexandre Durante Machado, entregue em dezembro de 2001.

Agora que cheguei na Página 48, posso fazer algumas considerações!

O trabalho não segue quase nada de nenhuma norma que eu conheça!  E provavelmente nenhuma que eu desconheça.  Exemplos:  As imagens/fotografia do Mario não possuem legendas e nem estão descritas em tabela nenhuma, o Sumário tá errado, o tcc veio direto da banca com a folha de correção dos jurados grampeada (tirou 9,5 com os três) o espaçamento, a titulação e a forma de citação também fogem as regras!

Éhhhhh, de fato, esse era melhor que outro, me lembra um pouco mais de mim, que venho me “normatizando nos últimos dois anos”.

 O tema é bem desenvolvido, não há divagações em reconstituições desnecessarias, a bibliografia é muito boa (e, portanto não bibliotecária!), etc, etc tô pagando um pau!  Depois de ver o menino elucubrando Alfredo Bosi para explicar as distinções entre cultura Erudita, de massa e popular (variações e sobreposições) minúcia por minúcia, com argúcia suficiente para tomar isto em seu beneficio discursivo, notei o toque milanesico. Talvez a maior preocupação do orientador tenha sido “fale do que sabe! E saida MESMO do que fala, faça o texto de maneira que ele se revele objetivo por objetivo sempre em direção a uma ideia geral”. Deu certo. Espero na Hora de fazer o meu conseguir agir nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário