3 livros sabios

3 livros sabios

sábado, 4 de dezembro de 2010

Das implicações de Responder.

Ah, Biblioteconomia me cansa! mas eu gosto!
Nos ultimos dias, encontrei em minha caixa de SPAM da periferia Virtual (o Orkut), sim SPAM! eu também não sabia que havia isso lá! uma mensagem de "César cavalcanti" vestibulando de Biblio que queria algumas informações, até ai tudo bem! responderia com muito entusiamo para um futuro BIXO de biblio, o detalhe, é qiue o SPAM que não era SPAM, era de Agosto! e a fuvest tinha sido no dia anterior!
A muleke! o garoto já devia ter prestado para administração! e em vex de ir pro pedagio e participar de uma semana dos Bixos com direito a concurso de talentos onde a vencedora faz o mesmo espetaculo de oleo bronzeador e Poli-Dance a anos iria de Onibus fretado abrie um fundo de ações na bolsa de Valores!
Maldita FEA, tinha perdido um pro Shopping Center na USP. Sem perder as esperanças (quase)adicionei CC no orkut, satifiz suas perguntas e me desculpei pela demora! afinal, já não era sem tempo! -cortando uns pedaços de informação para alcansar o resultado esperado do POST- O orkut me indepediu de enviar o scrap pq disse que eu era SPAM! QUE DIRETO TEM ESSE FAVELADO VIRTUAL DE ME DIZER QUE EU SOU UM SPAM?! muito zuado néah -corte- ele recebeu minha mensagem -corte- ele me responde.
Abaixo as trancrições do que ele me rspondeu e da minha resposta! É GRANDE! mas vale a pena ler, me aprofundei filosófcamente ao Maximo CARA! e o barato é o grande final! Resposta do C.C
Caro Felipe, Primeiramente obrigado por esclarecer minhas dúvidas, eu não havia lido minha caixa de spam, perdoe o mal entendido. Prestei biblioteconomia de manhã e noite, não sou bom em matemática, mas em humanas sou razoavelmente bem. Não se assuste com tamanha formalidade, tenho o péssimo costume de escrever assim, muitos amigos meus acham isso desnecessário para uma conversa informal. Força do hábito. Atenciosamente C.C Obs: Porque os jovens não gostam mais de escrever como outrora?
Minha Resposta Oneroso César. É com grande prazer que lhe respondo o “Scrap” me mandastes à dois dias. Desculpe a questão da lenga-lenga que vira, foi somente o que pude fazer. Com o advento da virtualidade pós-moderna, o julgo humano se viu frente à rematerialização dos conceitos físicos ante o ambiente virtual, objetivando que o mundo físico e suas ações deveriam ser transportadas para o virtual quando na verdade este custoso processo não era necessário senão para a facilitação de seu entendimento sobre as coisas que não eram tangíveis. Não obstante as fórmulas e estruturas sociais permanecem como simulacros que perfazem a construção do ser ontológico na atualidade, sobretudo, questões como a relação entre o público e o particular vem sendo dissolvidas desde então. O principio comunicativo se mantém, enquanto o valor da construção textual vem decaindo, José Saramago por exemplo, ao avaliar a situação do Twitter como elemento que afeta diretamente o mass-media disse que “Nem sequer é para mim uma tentação de neófito. Os tais 140 caracteres refletem algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.” (Concordo parcialmente com o literato, paradoxalmente enquanto reduzimos nosso vocabulário drasticamente, obtemos a possibilidade de sintetizar frases de efeito em palavras de ordem que expressem tão bem o que queremos sem que se tenha de minutar um tratado.)
1º O Boom informacional primeiramente percebido por Vanevar Bush nos idos 1950, afetou a estrutura simbólica dos processos relacionados à busca de informação, dicotomizando e esfacelando nossa capacidade de se prender a crítica pessoal e conhecimento próprio para a construção de uma estrutura comunicativa (não necessariamente textos), nos impedindo de avaliar que nossas proposições de estruturar em um modelo o que queremos, (como uma carta-dissertativa ou um relatório técnico cientifico, ou mesmo uma receita de bolo) diz muito sobre nosso processo de constituição como seres sociais pautados em sistemas construídos anteriormente ao nosso nascimento. Nos tais tempos “de outrora”, esse reconhecimento se dava através das partes envolvidas no processo comunicativo, e sua quebra por qualquer lado, gerava embaraço e uma exposição da falta de conhecimento. Em nossa esdrúxula atualidade o conhecimento não, mas se manifesta pela estrutura, na comunicação jovem, os motivos explicitei em meu primeiro parágrafo.
2º Processos comunicativos diferenciados exigem posturas ativa e passiva do enunciador e do ouvinte. Perceba que a plataforma “Orkut” define para seu uso o elemento de comunicação assíncrona "Scrap", com isso um texto pode ser produzido e reescrito até que alcance excelência em sua constituição, sobremaneira não é o que ocorre porque existe na atualidade uma priorização no sentido efetivo, mas não na possibilidade de resposta! A comunicação tem se tornado tão narcisista se constitui, sem ponderar que os fatores elencados por mim serão concatenados por quem me responder, dessa maneira, um jovem reduz, logo o próximo o faz também, e isso é sentido como normal pela sociedade, pois reflete nosso caráter reducionista frente ao excesso informacional. Não cabe a mim responder uma questão de saudosismo sobre uma época em que não vivi, mas posso lhe assegurar que o que foi feito e entendido por outrora não se valora como melhor ou pior, mas como efetivo ou ineficaz, e também que hoje nossos textos são ineficazes quando o padrão se torna o mesmo utilizado nesse tempo mítico que chamamos “outrora”. De bom grado, Felipe Salles Silva, estudante de Biblioteconomia da ECA/USP Um petulante desregrado e sujeito Pós-Moderno. PS: Não responderia assim naturalmente, despendi meu tempo para responder da mesma forma como me foi perguntado, realmente é uma pena que hoje, os estudantes não saibam refletir sobre seu mundo comunicativo e tampouco se posicionar em suas diferentes interfaces quando necessário. Como eu responderia naturalmente: Porque são todos uns cansados! Que não aprenderam a escrever direito! (KKKKKK) Adendo ao Post - Que cansaço Titia Roseli me deu no primeiro semestre! serviu pra alguma coisa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário