3 livros sabios

3 livros sabios

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Curtindo os Curtas!

Nunca fui fã do cinema! passei a entender a imagem em movimento como ARTE, há pouquíssimo tempo atrás, e claro quando busquei entender os elementos que configuravam o cinema, me depararei com os curtas! Em um primeiro Momento, parecia-me que os curtas eram uma versão pobre dos Longas-Metragens, faltou dinheiro façamos um curta! (Santa Ignorância a minha!!) e também que o máximo que podia distinguir um Curta de um Longa eram os Minutos! Claro, depois da excrecencia habitual que se seguiu enquanto tentava dosar um pouco de lógica à nomeclatura do cinema, as coisas mudaram! desde então galguei por 2 Anima-mundi, algumas tardes no YouTube e também recebi umas dicas de Amigos. - digamos, uma iniciação na arte da comtempalação de curtas-. Passei a entender o Curta de uma outra Forma, estética, roteiro, sentido. A diminuição do tempo cria fatores que imprimem ao curta uma dinâmica própria! a velocidade dos acontecimentos, o desenvolvimento das histórias, as técnicas empregadas e seus sentidos Metaliguintiscos! Claro que um Curta também pode ser um Longa Reduzido! Mas as coisas não vem acontecendo assim! algumas caracteristicas fortes tem se mostrado congruentes com o desenvolvimnto e aprimoração dos Curtas! são carcteristica inatas que para um leigo como eu passavam desapercebidas -ou eram vistas como falta - os não diálogos, as trilhas sonoras tão intensas quanto as de RadioNovelas...-. E claro, quase deixei passar batido! -ANIMAÇÃO- um curta não é necessariamente de animação, mas essas palavras quase me vem juntas a boca, curta-de-animação, só não entendi ainda a ligação do tempo e da técnica, realmente a animação tende a ser curta por sua dificuldade, ou um curta tende a ser animação para fugir ao COMUM dos Longas? Por fim, sem mais delongas, Posto aqui alguns curtas que acho que deveriam ser compartilhados com mais Colegas...... Logo Mais -Destino- dos originais de Salvador dalí e Walt Disney Essa foi uma boa surpresa! -Vincent- de Tim burtom. Tava atoa na Net e encontrei esse curta! -Tyger- de Guilherme Marcondes Uma boa surpresa do Anima Mundi.

Um comentário:

  1. Adoro curtas. Meus preferidos são os da Pixar, claro, e tb sou doida pelo trabalho do Petrov (não sei se conhece). Nos curtas dele, cada frame é uma pintura. Caso não conheça, alguns links pra download:

    http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/07/vaca-1989.html

    http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/07/o-velho-e-o-mar-1999.html

    http://laranjapsicodelica.blogspot.com/2010/07/meu-amor-2006.html


    Ultimamente ando viciada nesse site aqui (vc deve conhecer, mas em todo caso...): http://www.portacurtas.com.br/index.asp

    ResponderExcluir